GOVERNO DO ESTADO AMPLIA NÚMERO DE COMUNIDADES A SEREM BENEFICIADAS COM PROJETO PAULO FREIRE EM PARAMBU

A Coordenação Regional, juntamente com o Comitê Local do Projeto Paulo Freire lançou na manhã desta quarta feira (27), durante solenidade ocorrida no Auditório do Sindicato, os lotes 2 e 3 do referido programa que irão contemplar mais 30 núcleos de comunidades e ampliar de 2 (duas) para mais de 50 (cinquenta), o número de pequenas e médias localidades que passarão a ser atendidas com recursos e investimentos do Projeto Paulo Freire em Parambu.  

A solenidade de lançamento da segunda e terceira etapa do projeto contou com a presença de representantes de associações e de comunidades que serão beneficiadas, coordenação regional, membros do comitê local, vereadores e autoridades políticas. Na ocasião foram apresentados os técnicos que trabalharão com as comunidades, na organização das associações, capacitações, elaboração de projetos e aplicação dos recursos.

Até 2019, o Governo do Estado pretende investir mais de 9 milhões de reais em projetos produtivos nas comunidades beneficiadas. Para tanto, o processo inicial passa pela organização das associações, formação e capacitação das famílias que irão receber investimentos para projetos que a comunidade demonstre aptidão.

Serra dos Paulos e São Gonçalo BR
Atualmente, duas comunidades já estão sendo beneficiadas com o Projeto Paulo Freire em Parambu. Serra dos Paulos e São Gonçalo no Distrito de Miranda já estão recebendo recursos para investimentos em projetos.

Estiveram participando do lançamento do projeto para as novas comunidades, o Padre Márcio, acompanhado dos vereadores Emanuel Marinho, Zelito Feitosa e Erasmo Lopes.

Ao usar a palavra, Padre Márcio falou da importância do projeto para o município. “O IDH de Parambu é o segundo mais fraco da região dos Inhamuns. Esse projeto vai causar um impacto muito positivo na vida das pessoas e das comunidades”, disse.

Segundo Padre Márcio, o projeto é o resultado de uma luta dos movimentos sociais e por isso defendeu essa pauta quando esteve com o Governador do Estado, Camilo Santana. “Nós pedimos que esse projeto fosse ampliado, passando de duas para trinta e duas comunidades. Isso é fruto desse pedido que fizemos ao Governador Camilo Santana. Pedimos pra ele ampliar, solidificar cada vez mais esse projeto, pela sua importância e pelo impacto positivo que vai ter na vida das comunidades”, concluiu.

Paulo Freire
Em todo o Estado do Ceará apenas 31 municípios estão incluídos no Projeto Paulo Freire, que visa preservar a identidade cultural das comunidades e potencializar as capacidades produtivas de cada localidade. O investimento é da ordem de 80 milhões do Governo do Estado e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário – FIDA.

CONFIRA A RELAÇÃO DAS COMUNIDADES BENEFICIADAS

PRIMEIRO LOTE: (Já estão com projetos em execução)
São Gonçalo e Serra dos Paulos. 

SEGUNDO LOTE:
Cachoeira, Retiro, Puiu, Cariás e Patos.
Serra dos Limas, Varzinha, Pedinhas, Poço da Pedra, Saco do Batista.
Malaquias e Três Irmãos.
São Roberto, São João, Poço Cercado, Barreiras e Vila Brandim.
Altamira, Gameleira, Boa Esperança.
Serra do Meio, Serra do Cipó, Serra do Escondido, Serra da Realeza.

TERCEIRO LOTE:
Cachoeira dos Rufinos, Ilha Grande, Guandus, Cacimbas, Assentamento Retiro 2 e Pinga.
Águas Belas, Sossego e Morada Nova.
Assentamento Água Peixe e Açude dos Alexandrinos.
Ipueiras e Lagoa do Anjo.
Cana Brava, Guaribas, Cachoeira do Calixto, Mandu, Secreta, Água Fria, Cedro Grosso e Pereiros.
Cruzetinha, Malhada, Cabaceira, Aroeiras, Minas Brita, Várzea do Bogó.
Assentamento Floresta, Esperança e Cassimiro.
Assunção, Grota Funda e Maquiné.
Baixa do Açude, Rosário, São Joaquim, Banco de Areia, Traíra, Várzea da Palha.
Serrote e Baixa Verde, São Francisco e Inharé.
Serra Fechada, Riacho Verde, Mulungu e Floresta.
Fazenda Fortuna, Miranda de Baixo, Bela Vista, Santa Maria, São Vicente dos Domingos.
São Lourenço, Capivara, Ingra Vieira Gomes, São Lourenço dos Felipes.
Divisão, João da Costa, Alegani e Carás.
Pau Preto e Várzea do Cedro.
Facundo 1 e Riacho Santo Antonio.
Ingá de Cima.
Categoria:Exemplo de categoria

Deixe seu Comentário